domingo, 10 de abril de 2011

O post de hoje é um assunto aparentemente besta, mas que já confundiu mta gente. Aquela velha história: com que roupa eu vou à festa que você me convidou? Quantas vezes vcs abriram um convite com uma sugestão de traje, o dress code, ou código de vestir, que se refere às regras de vestuário para seguir de acordo com a ocasião e ficaram perdidos?
Outras vezes, o convite não vem com nenhum dress code, o que torna mais difícil ainda escolher que tipo de roupa usar. Semana passada uma amiga passou por isso e pensando no assunto tive a idéia do post para “meninas e meninos” com um manualzinho para ajudar.

Traje Esporte: almoços descontraídos, batizados, festas infantis, inaugurações diurnas, exposições.Esse é o traje mais simples e mais informal, muito usado para eventos diurnos e ao ar livre. Simples e informal não significa que seja qualquer roupa. E traje esporte não é conjunto de academia!
Pode usar calça jeans, mas a blusa deve ser mais bem elaborada, com bons recortes ou estampas bonitas. Se preferir vestido, ele deve ser leve, de alças, sugiro estampas florais ou geométricas. A bolsa deve ser de tamanho médio à grande, de tecidos que fujam do social. Deixe o brilho de lado!  Bermudas abaixo do joelho também são uma ótima pedida! No pé, escolha de acordo com o look e com o lugar aonde você está indo.
Homens
Calças jeans ou de brim com uma camisa de tecido ou camisa pólo de malha. Dispensa gravatas e paletó, mas recomenda-se o uso de um blazer em dias frios. Para os pés, um “sapatênis” cai muito bem.

Traje Passeio ou Esporte Fino: vernissages, teatros, almoços finos, jantares de aniversário. É o estilo mais intermediário, geralmente usado para ocasiões de certa importância, porém com um ar um pouco descontraído. Deve-se tomar mais cuidado pois existe uma certa formalidade presente.
Aposte nos vestidos curtos ou longuetes, nas saias de cintura alta ou as de modelo lápis, além dos atuais macacões de tecidos nobres! Hoje em dia existem shorts mais finos que, se bem combinados, podem ser usados nessa ocasião também! Calça de linho, saia ou taillerur também são permitidos. Diminua discretamente o tamanho da bolsa, dê um toque de sofisticação aos acessórios, utilize do brilho com moderação e pense numa sandália ou sapato mais pesado, tipo boneca, peep toe ou ankle boot. No frio, pode usar blazers ou paletós femininos.
Homens
Aqui, recomenda-se o uso de calças sociais ou de brim em conjunto com uma camisa de tecido e um blazer. Se estiver frio, uma camisa de malha com gola rolê cai muito bem. Para os pés, um sapato com bico mais arredondado.

Traje Passeio Completo ou Social: casamentos, óperas, jantares dançantes, festas de 15 anos.É um estilo mais sério, usado em ocasiões de importância
No geral, indica-se vestido longo, mas hoje em dia é permitido outros comprimentos de acordo com sua idade e sua preferência. Escolha os de tecidos mais nobres, como seda, cetim e rendas. Abuse dos decotes, pequenas fendas e pequenos detalhes com brilho. As bolsas de mão, obrigatoriamente! Joiás e bijoux podem ser mais chamativas. A sandália deve ser fina e uniforme, sem muito brilho, de tiras discretas e delicadas. No frio, xales e echarpes.
HomensPara os homens é muito fácil. Terno e gravata. Nos ternos, é comum usar-se os lisos ou de dois padrões. Gravatas e sapatos escuros.

Traje Black Tie ou Rigor: noites de gala, bailes de formatura, “red carpet”.São os trajes utilizados em bailes e eventos com muito glamour.
Novamente, o comprimento dos vestidos pode variar, mas os longos são os mais indicados, para que se possa trabalhar bordados, babados, investir em detalhes, brilhos e transparências. Fuja do pretinho básico! Ao contrários dos casamentos, dessa vez você pode (e deve) aparecer! A jóia deve ser bem especial e as sandálias, de salto bem alto e fino. No frio, casaquinhos de pele (sintéticos) e estolas.
Homens
Sem muita conversa, aqui usa-se o Smoking. O ideal é se usar a cor preta. Dê uma atenção especial ao seu caimento pois aqui, cada detalhe é muito importante. A gravata é borboleta. Os sapatos devem ser pretos e podem ou não ser de verniz.