domingo, 25 de setembro de 2011

O Rock... Ah, o velho e bom rock...

Falar de música é complicado, a gente sempre acaba puxando a sardinha pro nosso lado. O Rock In Rio IV está aí e com ela vem uma série de lembranças e críticas. Ainda que o evento continue com esse nome cada vez mais ele perde o foco “Rock”. Pra que manter o nome?? Deveria chamar “Music In Rio” pra menos amenizar um pouco as críticas. O Rock está velho, cansado, mas não está morto. Prova disso foi o show que o Capital Inicial fez. Oque acontece é que o Rock perdeu o espaço pq descobriram que é bem mais fácil (e lucroso) inventar um novo ídolo pop teen pra fazer milhões de adolescentes histéricas (os) gastarem os tubos de dinheiro e prover um verdadeiro circo musical com direito a elefantinhos coloridos no palco. Ninguém mais faz rock e essa nova geração ou não gosta, ou vive das nossas lembranças e histórias q nós contamos do que foi o movimento.

Tudo começou com os Beatles na década de 60 e ali nasceu nossos primeiros ícones e ídolos que imortalizaram o rock; primeiramente com letras adolescentes e inocentes, depois com letras “cabeças” sempre sonhando com o amor, a liberdade e a busca de um mundo melhor pra se viver e uma pessoa melhor para ser.

Quero falar dos anos 80 (de novo) onde o rock nacional estourou e com ele grandes nomes da nossa música que da “geração” perdida hj são nosso ídolos e referencias pra quem ainda gosta. Suas letras hora de farra, hora de protesto, hora de amor nunca tiverem vulgaridade nem muito menos desprezaram ninguém. Nos anos 80 com a censura tantas músicas de Legião Urbana, Capital Incial, RPM e outros foram proibidas de “radiofusão” e hj são nossos hinos.

Não há como não falar do Barão Vermelho de Cazuza, a Legião Urbana de Renato Russo, o Capital Inicial de Dinho Outro Preto, RPM, Titãs, Ultraje, Paralamas, Engenheiros e outras que nos acompanham até os dias de hoje já que sinto que não temos mais nada pra ouvir. Que saudade dos shows ao vivo com uma turminha que bebia, fumava pra caramba, mas tinha senso político e respeitava o próximo, que saudade dessa turminha que tudo que desejava era um país melhor.

Que saudade das bandas internacionais com seus “posers” que com toda cara feia e os cabelos longos esmerando acordes em suas guitarras cheios de droga sim, cantaram baladas de amor tão intensas que até os dias de hoje são nossas referências ao lembrarmos dos amores adolescentes e das festinhas de garagem onde cada um levava um prato e corria pra fugir da vassoura. Era uma época de muito som e inocência; queríamos ouvir e sentir a música. Bon Jovi, Van Halen, Europe, Firehouse, Whitesnake, Kiss, Scorpions, Aerosmith, Queen... Esses cantaram o amor e a vida em verso e prosa e nós somos seus súditos até hoje.

Que saudade do movimento “grunge” dos sujos e feios de Seatle que cantavam a liberdade e a tristeza com suas guitarras distorcidas, mas que nos levavam a loucura numa época em que não tinha internet, a MTV acabara de chagar ao Brasil e podemos ver os clipes de Guns N’Roses, Pear Jam, Nirvana, Alice In Chains, Faith No More com suas camisas xadrez, jeans surrado, tênis e muita droga na cabeça, mas nem por isso nos drogamos. Íamos em cada show apenas pra reverenciar e curtir o som de nossos ídolos.
E por que escrevi esse post hoje? Porque me entristece saber q hoje a DROGA é a música que nós temos no Brasil e no mundo, mas se falarmos em Brasil, pegue uma letra de axé, forró, pagode e pior, funk; a mulher tornou-se subproduto de consumismo sexual e a família uma instituição falida.
O “Music In Rio” pra mim é a prova concreta da degradação musical com suas Katte Parry, Rihana, Laid Gaga e outras piriguetes da vida...

Ontem a noite no (aí sim) Rock In Rio havia um maestro no palco. Dinho Ouro Preto conduziu mais de 100 mil pessoas com respeito, responsabilidade, opinião política, emoção e muito tesão. Será um show pra entrar na história dos Rock In Rio e duvido que nesse ano alg consiga fazer o show q eles fizeram. Parabéns e obrigada, Dinho Ouro Preto e todo Capital Inicial vcs captaram a alma do evento. O show foram vcs!!

PS: Quero deixar claro q não sou critica de música e não falei nada sobre história oficial do rock. Essa é apenas a minha opinião pessoal.