sábado, 23 de março de 2013

A mulher e o chocolate


A tese já está comprovada: mulheres são loucas por chocolate. Ao leite, branco, crocante, amargo, maio-amargo, com avelã, trufado, mentolado, com morango, enfim, não importa o tipo, o fato é que amamos o chocolate! Por isso que a Páscoa é tão bem-vinda. O coelhinho que nos perdoe, mas a estrela da Páscoa é mesmo o chocolate!
Muito bem, mas então poderíamos ficar o ano inteiro sem comer um bombonzinho e só desfrutar dessa delícia na época da Páscoa? Óbvio que não. Mulheres querem chocolate quando brigam com o namorado, quando discutem com os pais, quando estão na TPM, quando estão com problemas profissionais, quando querem ser mais felizes, quando querem que o tempo passe mais rápido, quando estão morrendo de ansiedade pra aquela festa, enfim, queremos chocolate na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença, até que a morte nos separe.
Hoje a variedade de marcas e sabores é quase infinita, sendo difícil resisitir mesmo. No começo do ano estive em Penedo (de novo) e lá por ter várias fábricas de chocolate (do Papai Noel) com chocolates completamente caseiros e artesanais não resisti e saí com muitas barras pra presente (inclusive pra mim, rs) sem contar no quanto consumi por lá.
E tem como explicar o fascínio que o chocolate exerce sobre uma mulher?? Sim. O chocolate libera uma substância chamada serotonina (hormônio responsável por gerar prazer) e feniletilamina (antidepressivo natural) no organismo (Ok, agora está explicado o porquê muitas mulheres apelam para o chocolate quando estão na TPM); também desencadeia reações no cérebro similares aquelas que ocorrem quando estamos apaixonadas. Um estudo britânico revelou, inclusive, que o chocolate poderia ser até quatro vezes mais prazeroso que um beijo.
Primeira parte (e bem lógica) muito bem explicada. Por isso o chocolate é tido como um grande amigo, objeto de desejo e paixões; acho que muitas vezes ele está ligado ainda ao romantismo devido ao fato de ser dado como presente no dia dos namorados, ou uma forma de dizer que lembrou de quem o recebe, como também por ser levado a boca fazendo com que isso prestem mais atenção na nossa boca. Sensações românticas e sensuais podem ser atribuidas a ele, lembranças da infância, aumento de ânimo, seja qual for o motivo o chocolate é uma das palavras (e desejos) mais repetidos dos desejos da mulher.
Em contrapatida, por ser altamente calórico e pra quem assim como eu vive em luta com a balança ele num segundo deixa de ser amigo e passa a ser um grande inimigo, pois altera nosso humor, nos deixa mais anciosas por ter vontade e ser obrigada a evitá-lo e nos faz lembrar que o corpo por não estar dentro dos "padrões" pode ser (mais ainda) prejudicial. Atire a primeira pedra a mulher que num ato de depressão por compulsão devorou uma caixa de bombons e depois se arrependeu amargamente ao se lembrar das calorias ingeridas.
Mas como conciliá-lo com um corpo em forma?
Uma barra pequena (de 25 a 30 gramas) é a quantidade de chocolate liberada por dia se você não tem problema com a balança. Quem quer emagrecer deve se contentar com menos. A nutricionista Mariana Del Bosco, da Abeso, sugere consumir uma barra pequena quatro vezes por semana ou um bombom (15 gramas, tipo Alpino) por dia. Você também pode reservar no cardápio semanal 500 calorias para a guloseima (o equivalente a 1 barra de 100 gramas) e distribui-las como preferir. Quanto mais fracionar os pedaços menos calorias ingeridas.
De todos os chocolates, o amargo é considerado o melhor. Ele concentra uma quantidade surpreendente de fenólicos – antioxidantes que reforçam a imunidade e protegem o coração, além de levantar o humor. Outro ponto forte é o sabor intenso, que permanece por mais tempo na boca – por isso é mais fácil você ficar satisfeita com a porção recomendada de 30 gramas. Mas, para funcionar, escolha uma barra com mais de 40% de cacau e de boa qualidade.
As versões dietéticas são um perigo a parte: apesar de não ter açúcar, normalmente tem mais gorduras e calorias que a tradicional. E isso não é bom para quem deseja transformar o chocolate num aliado da dieta.
Barrinha de cereais com cobertura de chocolate conseguem muitas vezes saciar a minha vontade de chocolate sem pesar nas calorias. É claro que não é a mesma coisa, mas servem de antidoto a caixa de bombons.
Agora que você entendeu as origens desse seu amor nada platônico pelo chocolate, abra seu coração nessa Páscoa e diga: sim, eu aceito (com moderação). E que sejam felizes para sempre!

terça-feira, 19 de março de 2013

A série The Carrie Diaries


Comecei a assitir há muitos anos quando eu ainda era uma garota solteira, cheia de medos, idéias e sapatos. Tenho os DVDs de todas as temporadas (o box completo), os dois filmes lançados e conforme havia falado há muito tempo aqui li os dois livros Os Diários de Carrie -daí o nome do blog e O Verão e a Cidade da autora (Candance Bushnell) que conta a história da Carrie adolescente antes de Nova York e como lá conheceu as amigas Miranda, Charlotte e Samantha (Os Diários de Carrie - daí o nome do blog e O Verão e a Cidade). Cerca de 15 dias comecei a asssitir pela internet a série The Carrie Diaries e já consegui acompanhar a sequência dos episódios (toda segunda feira nos EUA e por volta de quarta feira com as legendas em pt-br)
Interpretada por AnnaSophia Rob nos anos 80, mais precisamente em 1984, quando a personagem tinha 16 anos e ainda morava num subúrbio de Connecticut, a partir daí ela começa a fazer suas primeiras descobertas amorosas e sexuais e a desvendar a sedutora cidade de Nova York que conhecemos de Sex and the City. Além disso a trilha sonora (totalmente anos 80) está fantástica e o figurino concebido por Eric Daman (o mesmo figurinista de Gossip Girl) dão o toque especial!
A bolsa que Carrie usa sempre, o modelo Scottie da grife Marc Cross, foi customizada com seu nome por ela por uma razão trágica: ela ganhou o acessório da mãe, que amava moda e faleceu de câncer. Ela usava a bolsa preta quase como um amuleto para se sentir próxima da mãe, mas sua irmã mais nova derramou esmalte de unhas nela... Então Carrie pega um monte de esmaltes, deixa a bolsa cheia de rabiscos coloridos e escreve seu próprio nome. Lembram que quando adulta ela usará uma correntinha com seu nome durante toda a série? Pois bem, na adolescência ela usava uma com sua inicial... e a tal bolsa com seu nome a leva a conhecer a editora da revista Interview, que enxerga naquela garota o seu potencial para fashionista. Uma cena marcante pra mim foi quando ela calçou pela primeira um Manolo Blahnik que veio a ser seu primeiro Manolo.
Um breve resumo é o seguinte: A história se passa em 1984 e a vida de Carrie não está nada fácil. Além de ter perdido sua mãe, a garota enfrenta vários problemas com seus familiares e amigos. Pra completar ela se sente atraída pelo charmoso Sebastian (Austin Butler). Tudo muda quando Carrie tem a chance de finalmente realizar um dos seus maiores sonhos: ir pra Nova York.  Lá ela conhecerá uma estilista de uma grande revista que a levará pra dentro do luxuoso mundo de quem vive nesse ramo em Manhattan.  Logo a garota terá que escolher entre a sua antiga vida ou as novas oportunidades que estão surgindo.
O roteiro é bem adolescente, mas a narrativa está idêntica ao SATC e alguns trejeitos da Carrie adolescente nos remetem para a Carrie de 30 anos. Pra quem é fã mesmo de Sex And The City e não se importa com uma história mais adolescente, tenho certeza que vai se identificar muito com a personagem, pois eu por semplo vivi os anos 80, usei as roupas que a Carrie usa e ouvi todas aquelas músicas da trilha sonora; em 2013 conseguiram nos remeter a 1984 com todas nossas inseguranças, incertezas, a escola e claro, o primeiro amor daquela época.
Só ainda tenho uma dúvida: Foram anos seguidos os lançamentos dos livros da coleção Os Diários de Carrie e a pergunta que não quer me calar: Vai ter um terceiro livro para pelo menos fazer o desfecho final das 4 conhecidas amigas em Nova York?? Pois no final do segundo livro Carrie conhece Charlotte (depois de ter conhecido Samantha e Miranda - nessa ordem), mas a história deixa reticências e a vontade de imaginá-las juntas aos 20 anos.
A série The Carrie Diaries estreiou nos Estados Unidos no dia 14 de janeiro pelo canal CW e estréia no Brasil dia 20 de maio de 2013 na programação do canal Boomerang.