domingo, 24 de abril de 2011

Hoje é um dia especial, domingo de Páscoa; dia de celebrar entre mtas coisas a paz, união, fartura e uma vontade enorme de estar com quem gostamos; sem contar no chocolate (bye, dieta)... Já ganhei meu Talento de Avelã do Big e a Chu está o dia inteiro abraçada aos ovos dela. Pensandi nisso, revolvi postar hj mais uma curiosadade sobre a Páscoa assim como fiz no Halloween.

Ainda em tempo: desejo pra tds os leitores mta paz (no mundo tb), saúde, prosperidade, amor, união entre as pessoas e os povos e que o amor de forma geral seja a coisa mais importante das nossas vidas. Feliz Páscoa!!

A Páscoa e o Equinócio de Primavera (Ostara)
A maioria das tradições do feriado religioso da Páscoa está contida nos rituais pagãos, o que gerou grande variedade de lendas, ícones, símbolos e costumes, que passaram a fazer parte da celebração.
Séculos antes do nascimento de Cristo as tribos pagãs da Europa adoravam a bela deusa da primavera - EE-ah-tra, depois Eostre. Festivais para celebrar o nascimento da primavera eram organizados em honra da entidade no final de março, tempo do equinócio de inverno no hemisfério norte.
Filósofos acreditam que a palavra Eostre evoluiu em inglês para Easter e em alemão para Ostern, que significam Páscoa. Outros associam a palavra Easter com o nascer do sol no Este.


Ostara é um festival em homenagem à Deusa Oster, Senhora da Fertilidade, cujo símbolo é o coelho. Foi desse antigo festival que teve origem a Páscoa. É um costume muito antigo colocar ovos pintados no altar. Eles simbolizam a fecundidade e a renovação. Os ovos podem ser pintados crus e depois enterrados, ou cozidos e comidos enquanto mentalizamos nossos desejos.


Ovos de Páscoa:
O ovo é considerado a mais perfeita embalagem natural. Em diversas culturas também simboliza o começo do universo. Os sacerdotes druidas escolheram o ovo como símbolo de sua ceita. Ovos eram cozidos e comidos durante os festivais do antigo Egito, Pérsia, Grécia e Roma. Coloridos, eram presenteados para celebrar a chegada da florida primavera, depois do inverno branco no Hemisfério Norte.
Acredita-se que os missionários e os cruzados trouxeram para a Europa Ocidental o costume de presentear com ovos. Ovos de chocolate começaram a aparecer no século XVII. Ovos de plástico recheados de ovos de chocolate ou bombons surgiram na década de 60.


Coelho da Páscoa:Lebres e coelhos eram associados à abundância da nova vida, após um inverno de privações. Na verdade era uma lebre – que já nasce com os olhos abertos - e não um coelho que simbolizava a Páscoa.
Desde a antiguidade a lebre, cuja gestação dura apenas um mês, era a representação da Lua, que neste mesmo espaço de tempo passa da escuridão da Lua Nova ao brilho da lua Cheia. A última Lua cheia após o equinócio de inverno determinava a data da Páscoa. Também de acordo com as lendas, o coelho de Páscoa era um belo pássaro que pertencia à deusa Eostre e, um dia, transformou-se. Como no âmago - continuava pássaro, o coelho continuava a construir seu ninho e o enchia de ovos.

Notinha de moda: E pra não dizer q não falei das flores, a febre do momento realmente é a oncinha. Tudo em estampa de oncinha: sapatos, casacos, cintos, lenços e acessórios. As lojas de shopping com oncinhas e imitações de pele. Quinta feira fui na Renner e vi um casaco de pele sintética de oncinha, mas aí não consigo, pois qdo mistura a estampa com a pelúcia, dá impressão de matar o bichinho em prol da moda, aí sou contra msm.

Mas fica a dica de algumas peças, bastando ter 1 cuidado: não misture essa estampa com outras; ao usar oncinha, prefira compor com peças pretas ou no máximo marrom ou nude.