terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ando numa fase romântica e ácida ao mesmo tempo. Sem novidades no mundo na moda e dando um refresco para a cabeça, resolvi postar sobre o lugar mais mágico e lindo pra mim. Quem foi meu aluno dos idos tempos vai se lembrar desse lugar tanto falado e uma vez mencionado num trabalho de editoração, onde fizemos uma revista.
Penedo: Um pedaço do paraíso entre Rio e São PauloTudo começou quando aventureiro visionário conseguiu convencer algumas famílias a deixar para trás a gélida Finlândia e partir em busca de um eldorado tropical, onde todos pudessem plantar e viver dos frutos da terra. Era o ano de 1929 e o homem chama-se Toivo Uuskallio, que, após se curar de uma doença grave com tratamentos alternativo e dieta vegetariana, decidiu comprar uma fazenda no Brasil e criar uma comunidade agícola. O país natal, onde as pessoas se alimentavam basicamente de peixe, carne suína e batata, não proporcionava clima e solo para a produção sonhada. Quando Toivo e seu grupo estavam prestes a iniciar a exportação de laranjas, estourou a Segunda Guerra Mundial. Nessa altura, muitos finlandeses já tinham abandonado o projeto ou se desvirtuado dos princípios naturalistas; também pudera: como domesticar um povo herdeiro dos Vikings e loucos por vodka?
Hoje, não há um único vegetariano remanescente da inusitada empreitada, os restaurantes de comida escandinava apresentam cardápios recheados de carnes e o único evento que junta famílias desses pioneiros é a dança típica, realizada todos os sábados no clube Finlandês. É justamente essa mistura irreverente de tradição com inovação que dá charme à hoje simpática Penedo, um distrito do município de Itatiaia, a 5 km da Dutra, entre Rio e São Paulo.
Sem maiores compromissos históricos, o lugar mescla memórias reais e invencionices chamativas como a Casa do Papai Noel. Durante o ano todo o bom velhinho com trenó, renas e anõezinhos aguarda as crianças (e adultos) em sua cabana de madeira. Tão inusitado quanto essa cena, é o shopping onde ela acontece, a Pequena Finlândia.
As construções, inspiradas na arquitetura finlandesa, são de uma técnica de alvenaria que simula a madeira, e vendem artesanato, suvenirs e comidinhas sem nenhuma origem escandinava. É uma delícia andar por ali, atravessar a ponte, ver os peixinhos, comer chocolate caseiro, fazer compras e depois sentar um banco para curtir as fachadas coloridas. Limpo e bem cuidado, é um mimo. E para todos a Fábrica de Chocolates do Papai Noel é um passeio maravilhoso e delicioso, onde podemos apreciar o tradicional chocolate caseiro.
Apesar de estar a míseros 400 metros de altitude, Penedo vende a imagem de turismo serrano, oferece chalés com lareira e serve fondue em muitos restaurantes. A inspiradora proximidade com o maciço de Itatiaia ajuda a criar o clima e até proporciona um ar fresco. Mas o fato é que apenas nos dias de inverno dá para tirar o cachecol da mala, e durante boa parte do ano, chopp desce melhor do que vinho tinto.
Penedo costuma ser um dos destinos preferidos para Lua de Mel, por proporcionar esse clima romântico com temperatura agradável. Também oferece uma grande diversidade gastronômica, que aliada aos atrativos naturais e culturais, conquistam cada vez mais turistas em busca de paz e tranqüilidade.
Ladeada pela face sudeste do maciço de Itatiaia, Penedo tem seu quinhão de Mata Atlântica, com direito a conto dos pássaros e beleza selvagem. As Três Cachoeiras, queda mais famosa do lugar e de fácil acesso, assim como a Cachoeira de Deus (onde tem uma pequenina praia de areia), são uma ótima opção para os dias ensolarados, são lindas!! Imperdíveis também são os passeios a cavalo nos haras existentes, assim como a pesca da truta nos pesqueiros locais. Vale a Pena conhecer o Pico do Penedinho, com sua belíssima vista para o bairro, e o Museu Finlandês da D. Eva.
Penedo é também o maior pólo gastronômico localizado entre Rio e São Paulo. Os restaurantes e cafés se espalham desde a entrada da colônia até as áreas mais afastadas, perto das reservas florestais, concentrando-se principalmente no centro. A diversidade gastronômica é destaque, incluindo desde a já tradicional truta, proveniente de criadouros da própria região, até comidas típicas finlandesa, alemã, japonesa, mineira, baiana e outras, além de massas e uma pizza no forno a lenha... simplesmente maravilhosa. A culinária incorporou nas expressões do dia-a-dia, palavras como: raclets, smorgasbord, trutas com alcaparras, fondue, sushi, vatapá e outras delícias. A gastronomia é de nível internacional.
Para sobremesa é difícil escolher entre variados sorvetes artesanais, chocolates caseiros, doces e geléias tradicionais. A noite é longa em Penedo e o comércio noturno e restaurantes com serviço de qualidade atraem gente de toda a região, além do Rio, São Paulo e Belo Horizonte.