domingo, 25 de setembro de 2011

O Rock... Ah, o velho e bom rock...

Falar de música é complicado, a gente sempre acaba puxando a sardinha pro nosso lado. O Rock In Rio IV está aí e com ela vem uma série de lembranças e críticas. Ainda que o evento continue com esse nome cada vez mais ele perde o foco “Rock”. Pra que manter o nome?? Deveria chamar “Music In Rio” pra menos amenizar um pouco as críticas. O Rock está velho, cansado, mas não está morto. Prova disso foi o show que o Capital Inicial fez. Oque acontece é que o Rock perdeu o espaço pq descobriram que é bem mais fácil (e lucroso) inventar um novo ídolo pop teen pra fazer milhões de adolescentes histéricas (os) gastarem os tubos de dinheiro e prover um verdadeiro circo musical com direito a elefantinhos coloridos no palco. Ninguém mais faz rock e essa nova geração ou não gosta, ou vive das nossas lembranças e histórias q nós contamos do que foi o movimento.

Tudo começou com os Beatles na década de 60 e ali nasceu nossos primeiros ícones e ídolos que imortalizaram o rock; primeiramente com letras adolescentes e inocentes, depois com letras “cabeças” sempre sonhando com o amor, a liberdade e a busca de um mundo melhor pra se viver e uma pessoa melhor para ser.

Quero falar dos anos 80 (de novo) onde o rock nacional estourou e com ele grandes nomes da nossa música que da “geração” perdida hj são nosso ídolos e referencias pra quem ainda gosta. Suas letras hora de farra, hora de protesto, hora de amor nunca tiverem vulgaridade nem muito menos desprezaram ninguém. Nos anos 80 com a censura tantas músicas de Legião Urbana, Capital Incial, RPM e outros foram proibidas de “radiofusão” e hj são nossos hinos.

Não há como não falar do Barão Vermelho de Cazuza, a Legião Urbana de Renato Russo, o Capital Inicial de Dinho Outro Preto, RPM, Titãs, Ultraje, Paralamas, Engenheiros e outras que nos acompanham até os dias de hoje já que sinto que não temos mais nada pra ouvir. Que saudade dos shows ao vivo com uma turminha que bebia, fumava pra caramba, mas tinha senso político e respeitava o próximo, que saudade dessa turminha que tudo que desejava era um país melhor.

Que saudade das bandas internacionais com seus “posers” que com toda cara feia e os cabelos longos esmerando acordes em suas guitarras cheios de droga sim, cantaram baladas de amor tão intensas que até os dias de hoje são nossas referências ao lembrarmos dos amores adolescentes e das festinhas de garagem onde cada um levava um prato e corria pra fugir da vassoura. Era uma época de muito som e inocência; queríamos ouvir e sentir a música. Bon Jovi, Van Halen, Europe, Firehouse, Whitesnake, Kiss, Scorpions, Aerosmith, Queen... Esses cantaram o amor e a vida em verso e prosa e nós somos seus súditos até hoje.

Que saudade do movimento “grunge” dos sujos e feios de Seatle que cantavam a liberdade e a tristeza com suas guitarras distorcidas, mas que nos levavam a loucura numa época em que não tinha internet, a MTV acabara de chagar ao Brasil e podemos ver os clipes de Guns N’Roses, Pear Jam, Nirvana, Alice In Chains, Faith No More com suas camisas xadrez, jeans surrado, tênis e muita droga na cabeça, mas nem por isso nos drogamos. Íamos em cada show apenas pra reverenciar e curtir o som de nossos ídolos.
E por que escrevi esse post hoje? Porque me entristece saber q hoje a DROGA é a música que nós temos no Brasil e no mundo, mas se falarmos em Brasil, pegue uma letra de axé, forró, pagode e pior, funk; a mulher tornou-se subproduto de consumismo sexual e a família uma instituição falida.
O “Music In Rio” pra mim é a prova concreta da degradação musical com suas Katte Parry, Rihana, Laid Gaga e outras piriguetes da vida...

Ontem a noite no (aí sim) Rock In Rio havia um maestro no palco. Dinho Ouro Preto conduziu mais de 100 mil pessoas com respeito, responsabilidade, opinião política, emoção e muito tesão. Será um show pra entrar na história dos Rock In Rio e duvido que nesse ano alg consiga fazer o show q eles fizeram. Parabéns e obrigada, Dinho Ouro Preto e todo Capital Inicial vcs captaram a alma do evento. O show foram vcs!!

PS: Quero deixar claro q não sou critica de música e não falei nada sobre história oficial do rock. Essa é apenas a minha opinião pessoal.

8 comentários:

Chu disse...

Carrie!!! Eu queria tanto poder ver um Rock In Rio, que tanto falam... Mas esse ano, esta mais para "Music In Rio" do que rock. O Dinho Ouro Preto realmente foi um maestro, amei o show do Capital. Esse anos, o IV ROCK IN RIO, fico muito triste de não estar como eu gostaria de ver. Mas mesmo assim, fico feliz de pelo menos Capital Inicial, Jota Quest e Skank tocarem...
Bjos da Chu!!!

marizete disse...

Concordo com vc, anos 80 foram o máximo em tudo e hoje, tanto no Brasil como no mundo não existe mais música Pop nem Rock que se presta, então, só nos resta relembrar...mas ainda bem que o Red Hot ainda está aí pra salvar tudo. Adorooo!!!
Bjs.

Ale disse...

Bruninha o problema é um só não fazem mais bandas igual, pegue o 1º, Queen, Led Zepellin,Whitesnake, Iron Maiden,James Taylor, Al Jarreau e George Benson, Rod Stewart, Nina Hagen e Go-Go's,Scorpions, AC/DC,Ozzy Osbourne, Yes, B52's, Scorpions.
Sem contar as Bandas nacionais como Barão Vermelho, Paralamas do sucesso, Kid Abelha 9ainda ABOBORAS SELVAGENS), Lulu Santos, Blitz, e porque não o TREMENDÂO Erasmo Carlos (ainda e Rock in Roll), tivemos que não era da trupe, Alceu Valença, Ney Matogrosso (que por sinal foi um dos shows mais aplaudidos).
Vc vai comparar, com Rihannas, Claudia Leites, Ivete Sangalos, algumas bandas americanas que estão ali que nunca ouvi falar.
O Rock não morreu, mas estão fazendo de tudo para mata-lo principalmente aqui o Brasil onde se vende mais BUNDA DE FORA, Letras com um forte apelo Sexual, agridem a familia, mas é moda e quem faz a moda é quem tem dinheiro e nos somos obrigados a engolir esse lixo.
Em tempo dois otimos shows CAPITAL INICIAL e ELTON JOHN (DETALHE mais de 20 anos de estrada cada um)
Beijos Bruninha belo post

miriam franco disse...

Como todos os comentarios postados acima os anos 80 foi um epoca de ouro no cenario musical,havia bandas e musicos de gde potencial musicas inteligentes com letras legais que falava da juventude,amor e politica.
Foi a epoca onde musicos de verdade vieram pra ficar pra sempre na memoria dos que viveram aquela epoca.
Hj em dia as pessoas ouvem musicas de pessima qualidade com letra apelativas,com descriminaçao,sexualidade,falta de criatividade enfim um verdadeiro lixo musical.
A respeito do Rock in Rio IV o que tenho a dizer que teve sim gdes musicos tanto internacinais como nacionais,mais aquela magia do rock in rio de antigamente se perdeu,tivemos poucas bandas de rock e muito pop comercial que faz a cabeça dos adoescentes e jovens nos dias de hj,o rock in rio se tornou um show comercial onde se traz qualquer coisa sem respeitar o verdadeiro publico do rock nacional e internacional e a prova disso foi que os novos nao tiveram brilho nenhum e as bandas antigas e consagradas no cenario rock foram ovacionadas e levaram o publico ao delirio,assim como tbem teve musicos de alta qualidade que nao tiveram reconhecido seu trabalho como se devia de verdade,enfim isso mostra que o Brasil nao tem estrutura nem pra montar um evento bonito como esse,
Nao me admiro de nos proximos rock in rio aparecer um mc nao sei das qtas cantando essa porcaria de funk,ja que isso virou uma coisa comercial no pais e deixar gdes talentos de lado pq nao se é vendido comercialmente.
Parabens Carrie pelo belissimo texto

Maze Oliver disse...

Concordo com vc, amiga! Adoro o bom Rock. Porém, sou contra as drogas que só destroem a imaginação, a inteligência e a beleza (carreiras e vidas) dos nossos astros. Foi muito pouco o que tivemos para ver nesse evento tão famoso. Muito mais capitalista e consumista, do que cultural. Viva o Rock dos anos 80!

Anônimo disse...

Oi Carrie, que saudade de você!!!!

Maior legal esse seu texto, fiz uma viagem nostálgica. É a idade chegando. Eh...eh...eh...

Perdi minha conta Google, por isso venho como Anônimo, ok?

Beijos,

Ana Miranda.

edite lima disse...

Oi Carrie, estou um pouco atrasada. Ainda não conhecia sua casa nova. Tb preciso me animar e mudar pro blogger. O uol zip net está horrível. Ando um pouco afastada da net e agora estou colocando em dia minhas visitas. Parabéns pelo post. Como sempre muito elucidativo.Abraços.

Patrick Raymundo disse...

Os anos 80 foram anos dourados. Música com melodia, letras com profundidade de sentimentos e de ideologias. Uma era imortalizada por grandes grupos que você citou. Vou criar um tópico no meu blog só para colocar clipes dessas bandas icônicas! Ah, mudei meu blog! :)