sexta-feira, 8 de março de 2013

A Volta dos Anos 90

Moda minimalista nas mãos de Giorgio Armani, Donna Karan, Calvin Klein e Jil Sander. Cores cinza, branco e preto predominava nas suas criações.
Tivemos foi muita calça de cintura alta, calça jeans rasgada, camisa xadrez e roupas numa pegada grunge (movimento famoso por bandas como Nirvana, Pearl Jean e Guns n' Roses).
Independente do nome do momento, a camisa de flanela ou outros tecidos desde que sejam confortáveis, mas com a velha estampa xadrez é uma das peças que voltou.
Durante esta década foram lançados os jeans coloridos e as blusas segunda pele, as quais colocaram a lingerie em evidencia, o que alavancou a moda íntima, criando peças para serem usadas à mostra, com novas cores e materiais.
Acho bem engraçada essa história da moda sempre repetir (claro que mudando um pouquinho) os estilos das décadas passadas. Depois dos anos 80, agora o que anda aparecendo por aí é um revival dos anos 90, com direito até a relançamento dos tênis Keds (que era o que minha turminha de amigas usava na época) no Brasil.
Na segunda metade da década, a moda passou a buscar referências nas décadas anteriores, fazendo releituras dos anos 60 (cores claras, tiaras) e em seguida dos 70 (plataformas em tamancos e modelos fechados, geralmente desproporcionais), tudo mesclado à modismos dos anos correntes.
O look das meninas de Clueless ( As Patricinhas de Beverly Hills), filme ícone da época, responsável pela febre do look saia xadrez + meias 3/4 + sapato boneca (Mary Jane) + faixa na cabeça, que toda menina usou em 95/96.
No Brasil, a década de 90 trouxe mudanças vitais para a moda brasileira com o Phytoervas Fashion em 1994 e o Morumbi  Fashion Brasil em 1996 que se transformou no São Paulo Fashion Week. Junto com estes eventos houve um movimento de profissionalização e a moda brasileira alavancou passando a competir no mercado mundial.
O fenômeno top model que surgiu nos anos 80 explode. Sem dúvidas os anos 90 também foram os anos das supermodels: Cindy Crawford, Claudia Schiffer, Naomi Campbell, Kate Moss e Doutzen Kroes.
Os  sapatos:
Sucesso nos anos 90, o sapato Mule volta a ter o seu lugar ao sol nesta temporada  calçado de salto que reúne características de tamanco (que é preso somente na parte frontal) e escarpin (que tem frente fechada e bico fino).
Conhecido como Sabots na França, Clogs nos EUA e Babouche no Brasil, este acessório (medonho) é o grande revival da temporada!! Afinal, quem é que não usou estes sapatos, primos dos Mules que dominaram no final dos anos 90?

Febre na mesma década, o mocassim volta à moda para inspirar looks cheios de atitude. O sapato ganhou popularidade com Elvis Presley e, mais tarde, foi consagrado por Michael Jackson. O modelo mais tradicional é o de camurça com franjas na ponta. Mas é possível encontrar diversos modelos com estampas coloridas, de oncinha, estilo scarpin, de couro ou plástico (afinal, mocassim era a sapatilha dos anos 90, muitas mulheres tinham).
Saltos grossos e "quadrados" dominaram os anos 90 em botas de cano curto, no estilo cowntry da época, clogs e mules.
Pra finalizar, queria falar sobre as séries. Não é exatamente falar sobre moda, mas acho que no fim das contas a moda recebe influência de tudo e todos! A gente sabe que uma roupa usada ali, a atriz que estampa a capa de uma revista, os sapatos usados por uma personagem queridinha... tudo isso acaba se tornando referência para nós mulheres.
Friends foi um dos seriados que marcou a década, apesar de existirem outros importantes (como Seinfeld e Barrados no Baile), deixou muita saudade. Quem nunca desejou ter o cabelo da Rachel?? Jennifer Aniston foi inspiração por muitos anos e todos os salões do mundo tinham como cabelo mais pedido o da atriz!

E pra finalizar nada mais emblemático do que Carrie e suas 3 amigas em NY, solteiras, independentes e festeiras. As fashionistas dos anos 90 trouxeram novas visões do papel da mulher na sociedade, influenciaram não só a moda mas também o comportamento das mulheres dessa época. Sem dúvidas, Sex and the City é mesmo a cara dos anos 90.

Couro, xadrez, meia-calça fumê, saias de cintura mais alta, ankle boots, agora mochilas parecem que vão vir com tudo também. E aí, meninas, dispostas a voltar pros anos 90??


2 comentários:

Patrick Raymundo disse...

Olá, Carrie! Obrigado por visitar meu site e eu me alegro que tenha gostado dos textos de minha mãe sobre Direito e questões relacionadas. Vou falar para ela. Fico feliz, também, que tenha retornado a escrever com mais afinco no seu site. Frequentarei.
:)

Beijos!

Ronaldo disse...

Nos anos 90 eu era cabeludo, fiquei de 1989 até 1995 sem cortar o cabelo, mas ele sempre foi muito bem cuidado.

Sempre que eu pensava em cortar era para ser igual ao do Jordan Knight do New Kids on the Bloch (não vale rir e é/era segredo), estilo também do protagonista de "Barrados no Baile", achava legal o raspado com topete ;O)

bjss