domingo, 31 de março de 2013

Ah, Paris...


De tempos em tempos minhas lembranças e inspirações se voltam para a cidade da luz. É o tempo em que eu fico mais romântica e introspectiva e retomo meus sonhos com uma das cidades dos meus sonhos.
Quantas vezes não me imaginei olhando para a Torre Eiffel, ouvindo La Vie in Rose tomando um bom vinho com um pedaço de queijo ao meu lado?? Paris me inspira os sonhos de amor mais secretos e românticos, me vejo dançando ao ar livre na noite parisiense, sendo rodopiada pelo meu amado com o brilho da Torre ao fundo. Ah, l'amour...
Paris nunca desilude. Cidade desenhada nas margens do Sena, foi palco de grandes revoluções que marcaram a História do Mundo. Ao mesmo tempo guarda segredos de arte, religião, cultura, gastronomia e moda.
Chanel, Dior, Louis Vuitton, Lanvin, Prada e Hermès... Nomes tão conhecidos por mim (e pelas leitoras do blog) estão todos juntos ali, no Triângulo de Ouro (formado pelas avenidas George V, Montaigne e Champs Elysées). As vezes falo como se eu conhecesse e ainda arrisco alguma coisa no meu péssimo francês (herança das aulas no colégio Madre Cabrini) e creio que que de algum modo eu conheço.
Lugar onde se come bem com requinte, qualidade e apresentação (coisa que adoro fazer - as mesas bem servidas com louças e talheres impecáveis - muito ao estilo francês). Talvez a única exceção a isso sejam os maravilhosos crepes quentes com chocolate, vendidos democraticamente em qualquer esquina, ou a famosa baguette, que segue viagem na mão de um parisiense a caminho de casa. Depois, vêm os coloridos macarrons, os croissants, os vinhos, como os de Champagne, o Bourgogne ou o Bordeaux e queijos roquefort ou camembert. Os queijos, juntamente com o vinho, fazem parte integrante da cultura francesa. - Como amo vinhos e queijos, me sinto uma parisiense. Outra coisa muito comum na culinária francesa é o camarão e o champignon. Aliás, queijo, camarão e champignon são meus pratos favoritos.
Durante o dia iria visitar a Catedral de Notre Dame - A igreja catedral de Paris que inspirou filmes e romances. Símbolo da arquitetura gótica francesa, é conhecida pelas suas rosáceas e vitrais, bem como pelas estátuas das terríveis gárgulas que “guardam” a cidade do topo do monumento. Depois, tomaria um café na Ópera - Também chamado de Palácio Garnier, é um edifício neobarroco belíssimo, que tem um café na sua varanda. É um excelente ponto de partida para algumas das melhores ruas de compras de Paris e já que estaria próximo, depois disso me deliciaria nas Maisons já citadas acima. Após uma manhã de compras descansaria no Jardim do Luxemburgo (Jardim do Palácio do Luxemburgo - hoje sede do Senado francês), lendo um livro, fumando um cigarro e comendo um croissant desfrutando do sol. Mais tarde, faria uma visita ao Louvre, o maior museu do mundo, onde guarda segredos e as obras de arte de mais valor conhecidas mundo a fora. Depois de comer por maravilhosos bistrôs, iria então subir na Torre Eiffel e ver a luz da cidade da luz a noite; imagina a sensação de ver Paris a noite do alto da Torre depois de durante o dia contemplar seus jardins sob a luz do sol!! Nesse momento aquele crepe de chocolate seria perfeito, pois minha próxima parada seria o Sacre Coeur, para muitos, o local mais bonito da cidade. Pela basílica de estilo romano-bizantino, pela escadaria, pela vista, pelo bairro de Montmartre que a rodeia... A subida ao Sacre Coeur é obrigatória. Pelo caminho, daria uma voltinha no clássico Carroussel Belle Époque, que está no início da escadaria. Encerraria meu dia em Paris num maravilhoso jantar "a francesa" com garçons de luvas brancas servindo-me de Champagne, comendo um soufflé Maison (que leva queijo, camarão e champignon) e finalizando na sobremesa mil folhas sempre ao olhar sorridente e aos beijos apaixonados do meu amado.
Embora eu saiba que é humanamente IMPOSSÍVEL fazer tudo isso num dia só, foi uma forma livre de descrever meus deslumbres com Paris. Agora pego minha bolsa Louis Vuitton e vou tomar um vinho em algum lugar do shopping próximo de casa e Paris continua iluminada do mesmo jeito residindo nos meus sonhos...
Eu gosto de assistir para me sentir em Paris: Cinderela em Paris (com Audrey Hepburn), Meia Noite em Paris (com Owen Wilson) e os dois últimos episódios de Sex And The City (que Carrie vai para Paris com Petrovsky e Big vai buscá-la).
E pra quem assim como eu quer estar lá agora, segue o link para o Tour Virtual 360º de vários lugares da cidade.

Um comentário:

Patricia disse...

tambem tenho vontade de conhecer